INFORMAÇÕES SOBRE O TEATRO
As informações aqui contidas foram retiradas da monografia (Teatro, Transversalidade, Educação) que escrevi para conclusão da minha pós graduação em Língua Portuguesa e Literatura(Leila Nascimento)
As informações aqui contidas foram retiradas da monografia (Teatro, Transversalidade, Educação) que escrevi para conclusão da minha pós graduação em Língua Portuguesa e Literatura(Leila Nascimento)
Para um grupo de atores ainda em processo de amadurecimento intelectual, o texto unido às apresentações provoca também um impacto emocional tanto nos atores quanto na platéia, elevando o grau de percepção e de análise. Isso fará com que a leitura de mundo dos atores também se modifique a cada nova percepção. Portanto, a ligação que há entre espetáculo e platéia, também ocorre entre atores e textos, mas, de uma forma diversificada, pois, os atores têm a oportunidade de discutirem com mais precisão os objetivos do tema a ser trabalhado, de mergulharem, de viverem os conflitos e as particularidades dos personagens de forma a incorporá-los e com isso poderem alcançar seus graus de maturidade, assim podendo avaliá-los de forma bem mais precisa e real.
Levando em consideração o fato de que o teatro possui uma linguagem universal, podemos dizer que é inerente ao ser humano porque se faz a partir dos seus comportamentos, sentimentos e contradições, o que na escola pode ser trabalhado de forma criativa, pois os alunos estão em busca de entender sua função no mundo e para que amadureçam satisfatoriamente, precisam aprender a conhecer-se como seres racionais e propícios a dúvidas, mas, capazes de encontrar caminhos em quaisquer dificuldades. Diante disso, ao imitar a vida, o teatro coloca em cena as relações mais profundas do comportamento humano. Desmascara o que a sociedade tenta ocultar, possibilitando uma análise mais apurada das atitudes do ser humano diante da vida e de sua realidade.
Trabalhando o teatro na escola, os alunos acabam aprendendo que a vida tem um significado muito mais amplo do que estamos acostumados a vislumbrar; que a leitura do mundo e dos comportamentos pode ser mais abrangente e que a simples visão do superficial não é o suficiente para entendermos o ser humano e seus conflitos. E a vida é cheia de problemas rondando a realidade da maioria dos alunos, que a descobrem muito cedo com olhos de dúvida, de incompreensão. Mas, que precisam reconhecer-se como seres capazes de avaliar seus sentimentos e fortalecê-los, no sentido de conseguir atingir os seus objetivos.
Os temas transversais dão ao professor muitas possibilidades de a partir das artes dramáticas, dar aos alunos a oportunidade de entender o mundo, conhecer-se como ser modificador e assim capaz de transformar a sua própria realidade, e da sua comunidade. Querer ir além é uma conquista que requer muita força de vontade e senso de percepção.
O teatro através da transversalidade é uma ponte que liga os alunos e a escola a uma visão mais abrangente do processo educacional ao questionar o ser humano para o despertar de sua originalidade, ao conhecimento de si mesmo, por isso está em constante mudança, buscando sempre se atualizar para conseguir atingir a sociedade na sua performance em processo de transformação contínua, por isso não têm objetivos definitivos, de forma que seus pensamentos e ações são sempre renovados e estão ao alcance das sociedades e seu processo de evolução, atraindo o público, descobrindo seus valores e desejos e com isso conseguindo penetrar nos gostos mais íntimos de cada espectador, conquistando eternamente o seu público que apesar de variar a cada período, a cada espetáculo, está sempre presente, disposto a aplaudir.
Claro que nem sempre nos deparamos com um espetáculo que agrade ao gosto particular de cada um, mas, os organizadores dos mesmos devem estar sempre dispostos de a partir das críticas, repensarem e reconstruírem novas idéias em busca dos aplausos de reconhecimento e respeito.
Na escola, esse reconhecimento ocorre a partir da visão que os alunos têm do trabalho do professor e dos resultados obtidos. Na maneira como escola e professores tentam conquistar o seu público, descobrir seus valores e desejos e com isso conseguir penetrar nas necessidades de cada um, nas suas dificuldades, possibilitando que esse aluno não se amedronte diante das dificuldades e passe a ver o espaço escolar como um universo transformador. E a partir desse reconhecimento a escola conquistará seu público, que estará sempre disposto e preparado para aplaudi-la por saber analisar sua performance e avaliar os seus resultados, pois, os professores e demais funcionários estarão sempre dispostos a fazerem das críticas uma ponte que os ligará a uma busca constante pelo conhecimento.
O teatro é apenas um dos recursos que o professor pode utilizar para atingir seus objetivos no processo educacional, pois, sabemos existir muitas outras formas. Em se tratando de educação o professor deve se sentir um eterno pesquisador. O teatro foi uma de minhas pesquisas entre tantas outras, e não me sinto satisfeita, quero muito mais. Como educadora sou responsável não apenas pelo amadurecimento dos meus alunos, mas pelo meu próprio amadurecimento.
O que mais me chamou atenção com o teatro foi à grandiosidade dos resultados obtidos e as dificuldades que o professor enfrenta para conseguir executá-lo. É um contraste, mas essa realidade faz com que a maioria dos professores busque outras formas mais simplificadas de trabalhar o processo artístico mesmo que não obtenham grandes progressos. Com isso os alunos perdem em conhecimentos e os professores perdem em aprendizados, porque não crescem também.
A natureza do ser humano no decorrer dos séculos mostrou que a persistência é uma de nossas características mais marcantes, que sempre nos impulsionou em busca de grandes conquistas e não podemos permitir que justamente no que há de mais importante na vida, que é o desenvolvimento educacional, nos conformemos com pouco e venhamos a aceitar a derrota antes de tentar a conquista, a nos acomodar, a arquivar os nossos sonhos sem saber ao menos que resultados teríamos se tentássemos lutar por eles.
Muitas experiências com o teatro provaram a sua eficácia no desenvolvimento corporal e intelectual do ser humano, por causa disso, muitas empresas estão aderindo a criação de grupos de teatro entre seus funcionários para trabalharem a alto estima, a convivência, postura e outros. A escola deve favorecer formas dinamizadoras de educar, abrindo suas portas para novas possibilidades, capazes de aproximar os alunos, de fazê-los terem uma visão mais abrangente da que estavam acostumados e com essa visão saibam procurar na sua realidade o que realmente lhes é favorável. Que saibam escolher caminhos e que reconheçam principalmente a Importância da Educação na Vida das Pessoas.
Nesse ano(2010) um novo grupo foi formado, porém preservando o mesmo nome "Arte Lupama". O grupo surgiu a partir de um curso de teatro que ministrei no ano passado e que também envolvia criação de textos teatrais, de forma que os alunos estão encenando suas próprias criações. Duas delas mostradas aqui.
Sinto-me cada vez mais emocionada com os resultados obtidos. Cada apresentação soa como poesia declamada no palco, ou como uma pintura em cores que encantam. É lindo. E precisa ser visto e admirado porque eles merecem.
Os alunos da Escola Luiz Paulino estão encantados com a arte da dramatização e crescem cada vez mais a cada apresentação.
Os alunos da Escola Luiz Paulino estão encantados com a arte da dramatização e crescem cada vez mais a cada apresentação.
O GRUPO
A PREPARAÇÃO
MOTIVAÇÃO
DAIANE CONTANDO HISTÓRIAS PARA A PLATÉIA
DEU A LOUCA NAS PRINCESAS (PEÇA CRIADA PELA ALUNA JAYNE QUE APARECE VESTIDA DE BRUXA)
CINDERELA MODERNA
ADAPTAÇÃO FEITA PELAS ALUNAS HELLEN E MICHELE
Nenhum comentário:
Postar um comentário